FEDERAÇÃO AMAPAENSE DE FUTEBOL

FAF reúne com presidentes de clubes não profissionais e ligas municipais  

17/06/2020 - 23:20:55

FAF reúne com presidentes de clubes não profissionais e ligas municipais  

Facebook Twitter Google+ Email Addthis

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) reuniu nesta quarta-feira, 17, com os presidentes dos clubes não profissionais e ligas municipais ligados à entidade para dialogar sobre as medidas que estão em andamento para o futuro retorno do futebol e realização de campeonatos. A oportunidade serviu ainda para que após esses meses em isolamento, os filiados pudessem trocar experiências de como têm mantido seus times durante a pandemia e falar sobre suas expectativas pós-cenário atual.



Não profissionais

A realização do campeonato no fim do segundo semestre de 2020 foi a pauta central da discussão. O cenário avaliado leva em conta a desaceleração das estatísticas da pandemia em números de contágio no Amapá. A previsão otimista dos presidentes sugere a segunda quinzena de setembro para o início da disputa, contando com ajustes como tabelas com rodadas de jogos em mais de um período, reduzindo o tempo do campeonato.

Novas propostas estão ainda em discussão nos grupos WhatsApp criados pela Federação para manter contato e monitoria de cada time.



Ligas

Dez representantes de ligas de futebol dos munícipios estiveram presentes e a principal pauta foi a realização do tradicional Campeonato Intermunicipal. O presidente da FAF, Netto Góes, esclareceu que a realização dessa disputa vai além do alcance administrativo da Federação, uma vez que cada município enfrenta a pandemia do coronavírus de uma maneira e tem números de infectados e óbitos diferentes. A realização ou não desse campeonato é uma decisão coletiva em acordo com as determinações das autoridades locais.

“A realização do Intermunicipal é uma pauta que deve observar a medida em que os municípios se fortalecem no pós-pandemia, não só para obedecer os decretos municipais específicos sobre a reabertura das praças esportivas, mas para garantir que é seguro para atletas e comissão técnica envolvida naquela cidade”, explicou Netto Góes.

Retorno e segurança

A Federação garantiu aos filiados que tão logo seja possível e seguro voltar aos campos, todos os times terão infraestrutura de saúde no retorno das competições e que a equipe que realizará os testes rápidos nos estádios assistirá os desportistas em todos os jogos realizados pela FAF.

As duas reuniões foram realizadas através de videoconferência para evitar aglomerações.

Outras medidas

Na manhã desta quarta-feira também foram entregues as primeiras máscaras de proteção padronizadas confeccionadas pela FAF para todos os clubes filiados e funcionários que atuam na sede da Federação. A ação faz parte do conjunto de estratégias de segurança adotadas em tempos de pandemia.

VEJA TAMBÉM

Destaque - 14/09/2020

Nota de pesar - Vá em paz, Bira!