
A Federação Amapaense de Futebol (FAF) abrirá oficialmente o calendário 2026 da arbitragem brasileira no norte do país, reforçando seu compromisso com a descentralização, o desenvolvimento técnico e a valorização da arbitragem nacional.
Dentro da proposta “Arbitragem Sem Fronteiras”, o Amapá será ainda a sede da Pré-Temporada da Arbitragem local, que acontecerá nos dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro de 2026, reunindo árbitros, assistentes e profissionais da área em um ambiente de formação, atualização e aprimoramento técnico.
O evento contará com a presença do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, fortalecendo a integração entre a arbitragem local, as federações estaduais e a entidade nacional.
Formação inédita em Arbitragem de Vídeo (VAR)
De forma inédita no Amapá, a programação incluirá um Curso de Homologação de Árbitros de Vídeo (VAR) da CBF. A iniciativa representa um marco para o futebol amapaense, pois cria a possibilidade real de habilitar árbitros locais nessa categoria, ampliando suas oportunidades de atuação em competições nacionais e elevando o nível técnico das competições estaduais.
Além de abrir novas perspectivas profissionais, a homologação permitirá que os árbitros do estado tenham contato direto com os protocolos da CBF e FIFA, critérios e tecnologias utilizados nas principais competições do país, contribuindo para um desenvolvimento mais completo, moderno e alinhado às melhores práticas do futebol brasileiro.
Desenvolvimento, descentralização e legado
Ao fazer parte do calendário nacional da arbitragem, a FAF reafirma seu papel estratégico no fortalecimento do futebol fora dos grandes centros, promovendo capacitação, inclusão e legado técnico para o esporte no Amapá.
“É a primeira vez que a Comissão de Arbitragem da CBF desembarcará no Amapá. E não vamos para uma reunião apenas, vamos para passar 3 dias lecionando em um seminário que está mudando a cara da arbitragem brasileira, o Arbitragem Sem Fronteiras. Onde conheceremos melhor o quadro local, instruiremos e com isso, poderemos designar melhor os árbitros do estado.” Disse Rodrigo Cintra.
Para, Raimundo Pereira Góes da Silva Netto – Vice-Presidente da FAF
“Abrir o calendário 2026 da arbitragem brasileira no Norte é um marco para o Amapá e reforça o nosso compromisso com a descentralização, a formação e a valorização da arbitragem. Receber a Comissão de Arbitragem da CBF e realizar, de forma inédita, a homologação de árbitros de vídeo (VAR) no estado demonstra que o Amapá está preparado para avançar tecnicamente e ocupar um espaço cada vez mais relevante no cenário nacional.”
A Pré-Temporada da Arbitragem 2026 simboliza não apenas um evento, mas uma ação estruturante, que conecta formação, tecnologia e oportunidade, projetando a arbitragem amapaense para um novo patamar de reconhecimento e desempenho