A Federação Amapaense de Futebol (FAF), por meio de seu Departamento de Competições e da Comissão Estadual de Arbitragem, vem a público se manifestar oficialmente sobre o lance de agressão física ocorrido na partida entre E.C. Macapá e Cruzeiro, válida pelo Campeonato Amapaense de Futebol Profissional – Série B 2025.
Após análise técnica, tanto da equipe de arbitragem quanto da FAF, a gravidade do ocorrido foi constatada. É importante ressaltar que a súmula da partida, ainda que contenha elementos relevantes, não é o único meio de prova, conforme dispõe o Art. 58 do Regulamento Geral de Competições (RGC):
“A súmula e os documentos que a instruírem, inclusive relatórios do árbitro e dos auxiliares, constituem prova pré-constituída dos fatos neles constantes. Todavia, outros meios de prova são admitidos.”
Dessa forma, em conformidade com os normativos vigentes e com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a FAF informa que já encaminhou as imagens de vídeo da partida, os relatórios da Comissão de Arbitragem e da equipe de oficiais do jogo, bem como eventuais representações dos clubes envolvidos, para a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AP).
Caberá agora à Procuradoria do TJD-AP, com base nesses elementos, oferecer a denúncia disciplinar. O atleta envolvido poderá ser denunciado com base no Art. 254-A do CBJD (praticar agressão física durante a partida), entre outros dispositivos aplicáveis. O caso será julgado pelo TJD, que poderá aplicar sanções independentemente de o fato constar ou não na súmula oficial.
Por fim, a FAF informa que os árbitros da partida passarão por um processo de reciclagem, com foco na prevenção de situações similares e no aprimoramento da condução disciplinar durante as partidas.
A FAF reafirma seu compromisso com a disciplina, a integridade da competição e a valorização do futebol amapaense.