FEDERAÇÃO AMAPAENSE DE FUTEBOL

FAF e CBF entregam ambulância nova ao Hospital Mãe Luzia, em Macapá

04/05/2021 - 18:31:03

FAF e CBF entregam ambulância nova ao Hospital Mãe Luzia, em Macapá

Facebook Twitter Google+ Email Addthis

 



 

A cerimônia de entrega da nova ambulância destinada ao Hospital da Mulher Mãe Luzia reuniu autoridades, desportistas e representantes da saúde na manhã desta terça-feira (04), na sede da Federação Amapaense de Futebol (FAF). O veículo é uma doação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do Projeto Craques da Saúde, que trabalha com ações de reforço ao enfrentamento da pandemia em todos os estados no Brasil.

 

“Para nós, este é um momento de grande alegria, um exemplo do trabalho que a CBF e as federações têm tido para aproximar a comunidade das nossas ações e, neste momento de pandemia, para agradecer aos profissionais da saúde, guerreiros incansáveis, neste ano de pandemia em que já perdemos tantas pessoas queridas. Que esta ambulância reforce o trabalho que já vem sendo realizado e que o poder público saiba que pode contar com esta casa do futebol”, ressaltou o presidente da FAF, Roberto Góes.

 

A chave simbólica da ambulância foi entregue ao enfermeiro Sávio Sarquis no dia 06 de fevereiro, antes do jogo entre Bahia e Goiás, na Arena Fonte Nova (BA). Na oportunidade, o amapaense representou a unidade de saúde que foi escolhida pela CBF para receber o veículo por apresentar alto índice de recuperação de casos de Covid-19 no primeiro momento da pandemia, em 2020.

 

Para a entrega do veículo nesta manhã de terça-feira, estiveram presentes o secretário estadual de Saúde, Juan Mendes; o promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Wueber Penafort, e o governador do Estado em exercício, Jaime Nunes.

 

A ambulância é equipada com itens de série específicos para o transporte seguro e rápido de pacientes. O veículo conta com adaptações especiais para este uso, como maca retrátil e suporte para cilindro de oxigênio e soro plasma e armário superior, teto e piso em ABS (que permite rápida e fácil higienização), entre outros dispositivos.

 

O secretário de Saúde, Juan Mendes, agradeceu à FAF pela parceria. “Hoje estamos recebendo uma importante ferramenta não só para o combate ao coronavírus, mas para o fortalecimento da atenção à mulher e às crianças. Isso é de extrema importância pois a participação social junto com o Sistema Único de Saúde fortalece as políticas públicas”, ressaltou.

 

“Neste momento de pandemia, as mães do Hospital Mãe Luzia precisam desse apoio, por isso a doação desta ambulância é tão importante hoje. Esse equipamento doado pela CBF e FAF inicia uma nova era no tratamento de mulheres e crianças na saúde do Amapá”, disse ainda o promotor de Justiça em Defesa da Saúde, Wueber Penafort.

 

O governador do Amapá em exercício, Jaime Nunes, agradeceu pela entrega e falou sobre o uso do novo veículo. “Esta ambulância vem nos auxiliar e proporcionar um atendimento melhor aos pacientes do Hospital Maternidade Mãe Luzia. Esse é um momento de solidariedade e a CBF e a FAF com todo o seu quadro de dirigentes nos apoiam com essa doação que vai ser de grande serviço para a sociedade, só temos a agradecer”, disse.

 

Craques da Saúde

O Craques da Saúde é um projeto da CBF que doará 27 ambulâncias a unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as Unidades Federativas (UF) do país. Os hospitais públicos com o maior índice de pacientes recuperados da Covid-19 de cada estado ganharão as ambulâncias. As entregas simbólicas foram realizadas em jogos do Brasileirão Assaí e fazem parte de um agradecimento da CBF, da FIAT e de toda a comunidade do futebol brasileiro a estes Craques da Saúde.

 

Marcelle Nunes 

Federação Amapaense de Futebol

Fotos: Rosivaldo Nascimento 

VEJA TAMBÉM

Noticia - 22/05/2021

Edital TJD/AP