Reunião Arbitral Define Rumos do Futebol Profissional Amapaese para 2024

Reunião Arbitral Define Rumos do Futebol Profissional Amapaese para 2024


Na tarde de hoje, dia 01 de novembro, a sede da Federação Amapaense de Futebol (FAF) foi palco da reunião arbitral envolvendo o Departamento Técnico da FAF e dirigentes de clubes locais. O encontro teve como objetivo definir os rumos do futebol profissional do Amapá para a temporada de 2024.

Dentre as pautas discutidas, a sistematização dos campeonatos da Série A e B do futebol profissional ganhou destaque. O Campeonato Amapaense Série A contará com a participação de 08 equipes, desde que os 08 clubes profissionais confirmem suas inscrições no campeonato. Nesse cenário, está previsto o descenso de 2 clubes para o Campeonato Profissional Série B no ano seguinte.

Caso apenas 07 clubes profissionais da Série A confirmem suas inscrições, haverá o descenso de 1 clube para a Série B no ano seguinte. Se somente 06 clubes profissionais confirmarem inscrições, não haverá descenso de nenhum clube para a Série B. E, por fim, caso haja menos de 06 clubes inscritos, não será realizado o Campeonato Amapaense Série A, seguindo o que prevê o Artigo 25 do Regulamento Geral das Competições (RGC). Nesse cenário, os representantes das competições nacionais, como a Copa do Brasil, Brasileiro Série D e Copa Verde, serão os mesmos da edição anterior.

Os clubes que optarem por não participar do Campeonato Amapaense Série A automaticamente disputarão o Campeonato Amapaense Série B no ano seguinte.

Os times que irão disputar a Série A em 2024 foram definidos como: Trem Desportivo Clube, Independente Esporte Clube, Oratório Recreativo Clube, Ypiranga Clube, Santos Futebol Clube, Esporte Clube Macapá, São Paulo Futebol Clube/AP e Santana Esporte Clube.

Na Série B, a competição contará com 08 ou 09 equipes, e está prevista a ascensão de 2 clubes (campeão e vice) para o Campeonato Amapaense Série A no ano seguinte. Não haverá rebaixamento na Série B, uma vez que não existe uma competição subsequente.

A reunião arbitral foi fundamental para definir as bases das competições profissionais de 2024, garantindo que os campeonatos sejam organizados e equilibrados, proporcionando o melhor do futebol amapaense aos torcedores e atletas. Com o planejamento e as diretrizes estabelecidas, a próxima temporada promete ser repleta de oportunidades para os clubes locais brilharem.