Treinadores amapaenses passam por curso profissional para receber licença da CBF Academy

Treinadores amapaenses passam por curso profissional para receber licença da CBF Academy

Pela primeira vez na história do esporte amapaense, três treinadores tucujus compõem o grupo de profissionais com a mais alta qualificação para atuar no futebol profissional brasileiro. Por meio de uma articulação da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Vitor Jaime, Arlem Oliveira e Romeu Figueira são acadêmicos do curso da Licença A e B da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O certificado do curso da CBF Academy possibilita os treinadores com grande bagagem profissional a assumirem qualquer equipe do futebol brasileiro. Os certificados da academia podem ser Licença B, Licença A e Licença PRO, respectivamente, o que varia com o tempo de atuação e idade dos alunos. No Amapá, Vitor Jaime e Romeu Figueira estão na turma da Licença A e Arlem Oliveira na Licença B.

O primeiro módulo acadêmico está no início e os três amapaenses já mostram empolgação com o conteúdo apresentado. “A Licença A é um marco histórico para o Amapá, um verdadeiro divisor de água em nossas carreiras, espero absorver tudo e repassar aos colegas do nosso futebol, eu agradeço a oportunidade”, disse o treinador Romeu.

Aulas

As licenças do curso completo da CBF Academy podem custar até R$ 40 mil e a FAF realizou uma parceria para indicação do nome dos três técnicos do Amapá. Um investimento, como explica o vice-presidente da Federação: “Queremos que o Futebol cresça em nosso estado, essa é a razão do nosso trabalho ao longo dos anos e, agora, veio a oportunidade para os treinadores dos nossos clubes. Acreditamos nestes profissionais e por isso articulamos junto à CBF o ingresso deles nas aulas da Licença A e B”, disse Netto Góes.

O nome dos candidatos é indicado e passa por análise nacional de currículo para nivelamento das etapas. São 270 horas no total, tendo disciplinas de pilar teórico-prático, ensino à distância com conteúdo online e conteúdo presencial.

O curso é dividido em dois módulo e terão como temas das aulas: Biomecânica Aplicada ao Futebol; Força e Velocidade no Futebol; Preparação Física e Fisiologia no Futebol Profissional; Legislação Esportiva Aplicada III; Treinamento de Campo no Futebol Profissional; Psicologia do Esporte no Futebol Profissional; Medicina Esportiva Aplicada ao Futebol Profissional e outros.

“Eu quero deixar dito minha gratidão à presidência da FAF por esta oportunidade e à CBF pelo conteúdo que já vem sendo apresentado. Esta porta leva o nome do Amapá mais longe e nos abre para novos caminhos”, destacou Vitor Jaime.

As aulas presenciais para Licença A de Vitor e Romeu acontecerão na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), no fim do mês de maio. Arlem passa pela prática da Licença B em Recife (PE).

Bagagem profissional

Vitor Jaime atua como treinador há 24 anos, tendo passado no Amapá pelo Independente, Ypiranga, Trem, Macapá, Oratório Feminino e Santana. No Pará atuou como técnico do Ananindeua, Cametá, Águia de Marabá, Parauapebas, Bragantino, entre outros.

Romeu Figueira encerrou sua carreira como jogador aos 30 anos e entrou na categoria de treinador, de lá para cá são quase 20 anos de trabalho, tendo atuado em clubes grandes como o Cristal, Trem, São José, São Paulo, Macapá e Santos.

Arlem Oliveira tem vasta experiência com categorias de base e iniciou sua trajetória com equipes de Futsal, onde atuou por 12 anos de sua carreira. Desde 2016, o técnico está nos campos do futebol amapaense. “Este curso abre nossos horizontes, abre um leque grande para o nosso trabalho, seja no Amapá, seja no restante do Brasil. Levamos o nome do estado adiante e sempre, é isso que mais importa”, concluiu o treinador.

 

Marcelle Nunes

Comunicação FAF

(96) 98106-4232

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *