FAF lança cartilha de combate ao racismo no futebol

FAF lança cartilha de combate ao racismo no futebol

 

A Federação Amapaense de Futebol lança nesta segunda-feira (29) uma cartilha de combate ao racismo nos gramados amapaenses. A iniciativa tem como base as informações disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e materiais replicados por outras federações do Brasil. O arquivo também está disponível para download nas redes sociais da FAF.

A ideia é que o material alcance os envolvidos nas competições do Amapá, como atletas, integrantes de comissões técnicas, dirigentes, imprensa e torcedores. A cartilha traz informações claras sobre leis e direitos sobre casos de racismo, além de explicações sobre atitudes que configuram o crime nos estádios.

“Que a mensagem da justiça social e do respeito seja popularmente reforçada com esta iniciativa e esteja sempre viva em nossa consciência, não só como amapaenses orgulhosos, de raízes afrodescendentes, mas como cidadãos. Nosso agradecimento à CBF por fornecer material para esta cartilha e às demais federações de futebol, como São Paulo e Alagoas, que são nossas irmãs na construção de um futebol baseado na equidade”, destacou Netto Góes, presidente da FAF.

Todos contra o racismo

A pauta do racismo no futebol ganhou recentemente grande repercussão com os atos discriminatórios praticados contra o atacante brasileiro Vinicius Junior, que atua pelo Real Madrid, da Espanha.

O próprio atacante, personalidades de dentro e fora dos gramados, além do governo brasileiro e de outros países se manifestaram contra o racismo. No Amapá, clubes, entidade, autoridades políticas e a FAF também se posicionaram.

Esse movimento motivou a Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Amapá (AGAP), liderada pelo treinador Vitor Jaime, a coordenar um ato público contra o racismo. O movimento aconteceu na última quinta-feira (25), durante partida entre Independente e São Paulo/AP pelo Amapazão 2023. O ato contou com apoio da FAF e da Associação dos ExJogadores do Amapá (Excrete).

 

Baixe a CARTILHA CONTRA O RACISMO AQUI CARTILHA-CONTRA O RACISMO NO FUTEBOL-FAF-2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco